Orientações e normas gerais para recebimento de originais
Documentação para submissão
- Uma versão da obra enviada por e-mail, sem identificação de autoria, em língua portuguesa e em formato .doc ou .docx;
- O curriculum vitae do/a autor/a ou organizador/a do trabalho, em uma única página;
- Carta dirigida ao Conselho Editorial da Editora solicitando a análise do material, contendo endereço, e-mail e telefones;
- Ficha cadastral de submissão preenchida conforme as orientações no próprio documento. Para baixar a ficha, clique aqui .
Condições gerais
- Ao submeter a obra para análise, o/a autor/a ou organizador/a compromete-se a não enviá-la simultaneamente a outra editora.
- A Editora UnB não publica monografias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado ou teses de doutorado, mesmo adaptadas ao formato de livro.
- Não são recebidos para análise textos autorais de ficção, poesias ou crônicas.
- O texto submetido deve estar previamente revisado por profissional especializado, inclusive quanto às referências, seguindo as normas da ABNT, disponíveis no Guia rápido de citação e referência da Biblioteca Central da UnB.
Obras estrangeiras
Orientações específicas
- A sugestão de publicação de obra estrangeira segue, em geral, o mesmo trâmite adotado para obras nacionais.
- As obras estrangeiras aceitas para publicação somente são encaminhadas para produção após negociação com a editora detentora dos direitos patrimoniais, mediante acordo formal entre as partes.
Trâmites internos para submissão
Primeira etapa
Envio dos originais e análise preliminar
O envio de originais deve seguir as orientações e normas gerais para recebimento da Editora.
Recebemos originais para publicação de acordo com os editais publicados em nosso site, em datas específicas.
Os arquivos serão analisados preliminarmente e poderão ser devolvidos para adequação caso não atendam a essas exigências.
Segunda etapa
Análise por parecerista
A obra será submetida à análise de um especialista – em caráter duplo-cego –, cujo parecer subsidiará a decisão final do Conselho Editorial. O parecerista deverá avaliar os seguintes aspectos:
- qualidade do conteúdo;
- relevância da obra;
- atualidade do tema;
- abrangência;
- tipo de público;
- outros itens que julgar convenientes.
Terceira etapa
Análise pelo Conselho Editorial
O Conselho Editorial da Editora, tendo como subsídio o parecer emitido por especialista, avaliará a viabilidade de publicação da obra, o que resultará em:
- Parecer desfavorável, com rejeição dos originais.
- Parecer favorável, com aceitação dos originais. Nesse caso, poderá haver devolução da obra ao/à autor/a ou organizador/a, para aprimoramento ou adequação de formato e/ou conteúdo antes do início do processo de editoração, com base em sugestões contidas no parecer do especialista ou em considerações do próprio Conselho Editorial.
Observações Gerais
- O/A autor/a ou organizador/a será comunicado/a por escrito sobre a decisão do Conselho Editorial.
- Se a obra for aprovada, a Editora firmará contrato de publicação com o/a autor/a ou organizador/a, após verificada a situação dos direitos autorais da obra.
- O recebimento de originais pela Editora UnB não implica compromisso de publicação.
Para informações complementares relacionadas à produção editorial, adequação às normas editoriais e bibliografia recomendada, acesse o manual — Normas editoriais da Editora Universidade de Brasília (última atualização em 12 de janeiro de 2024).

