Debate aborda feminicídio na cobertura jornalística e em redes sociais

Clique para ampliar

Como parte da programação do Dia Internacional da Mulher, a Universidade de Brasília realiza o debate “Feminicídio nas mídias/redes sociais e enfrentamento à desigualdade de gênero”. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPeM/CEAM/UnB), em parceria com a Editora UnB, e ocorre dia 20 de março (sexta-feira), das 9h às 12h, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais.

A atividade busca discutir o papel da imprensa e das plataformas digitais na construção de narrativas sobre feminicídios, bem como os desafios no enfrentamento às desigualdades de gênero. A programação será dividida em duas mesas de debate, com mediações e espaço para participação do público.

A abertura do evento contará com uma leitura dramática do texto “Cesônia Insurrecta”, conduzida pela professora Ana Paula Antunes. Em seguida, a jornalista e pesquisadora Luna Leite assume a mediação da mesa, que reúne as professoras Katia Belisario e Lia Zanotta, além da advogada Laina Crisóstomo. O debate trará olhares multidisciplinares sobre como o feminicídio é retratado na mídia e os impactos disso na percepção pública e nas políticas de gênero.

A segunda mesa será mediada por Esther de Souza e contará com a participação das professoras Ela Wiecko, Tania Mara de Almeida, Hayeska Barroso e Geórgia Oliveira. A discussão será voltada às estratégias institucionais e acadêmicas para o enfrentamento da violência de gênero, com ênfase na importância da linguagem, da educação e da produção de conhecimento.

Ao final do evento, serão sorteados dois exemplares do livro “Crimes de feminicídio no enquadramento midiático: O que não é nominado não existe (Brasil, 2015-2018)”, publicado pela Editora UnB. A obra integra as reflexões propostas pelo debate e aprofunda a análise sobre como a mídia enquadra os casos de feminicídio no país.

Sobre a campanha #8M na UnB
A ação integra a programação da campanha #8M 2026: Nenhuma a menos: mais vozes, mais acolhimento, promovida pela Universidade de Brasília. A iniciativa convida toda a comunidade acadêmica a ocupar os espaços da universidade com diálogos, escutas e ações que reafirmam o compromisso institucional com a igualdade de gênero e o feminicídio zero. Mais do que uma data simbólica, o 8 de março representa um chamado coletivo à reflexão e à transformação, dentro e fora dos muros da universidade.

Serviço:
Evento: Debate “Feminicídio nas mídias/redes sociais e enfrentamento à desigualdade de gênero”
Data: 20 de março de 2026 (sexta-feira)
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS) – UnB
Realização: NEPeM/CEAM e Editora UnB
Entrada gratuita e aberta ao público

Acessar o conteúdo