Editora UnB em 2025: consolidando processos e publicações
Marina Dourado Lustosa Cunha*
Criada por Darcy Ribeiro juntamente com a Universidade em 1962, a Editora UnB tem como missão difundir a cultura, o ensino, a pesquisa e a extensão, tanto dentro quanto fora da instituição, com foco em inovação e sustentabilidade. Ao longo dos anos, o nosso catálogo se consolidou, especialmente nas áreas de Relações Internacionais, Ciências Sociais e Ciência Política, disponibilizando ao público brasileiro clássicos de autores como Maquiavel, Max Weber e Norberto Bobbio em edições de qualidade. Também foram criadas e fortalecidas ao longo dos anos séries e coleções, como a Série Ensino de Graduação e a Coleção Brasília. Em 2025, asseguramos reimpressões de grande demanda e avançamos em publicações da nossa comunidade acadêmica.
Além disso, lançamos oito títulos, com destaque para Crimes de feminicídio no enquadramento midiático, de autoria da professora Lourdes Maria Bandeira; e Rupturas e desafios da educação no Distrito Federal (1964-1985), organizado pelas professoras Eva Waisros, Laura Maria Coutinho e Maria Paula Vasconcelos. Ademais, lançamos a quarta edição da obra Políticas Públicas e Desenvolvimento, organizada por Francisco G. Heidemann e José F. Salm. Também reimprimimos os dois volumes de Economia e Sociedade, de Max Weber, recolocando-os em circulação. Aproximamos também autores e leitores por meio de eventos de lançamento e da 3ª Festa do Livro da UnB, realizada em setembro no ICC Sul, que reuniu 21 expositores e cerca de três mil visitantes, fortalecendo o cenário editorial no Distrito Federal. Somado a isso, participamos de outros eventos, como a Feira do Livro de Brasília, a Bienal do Livro do Rio e do Ceará, Abralin em Cena e ENALIC.
No digital, fortalecemos a distribuição da editora via SciELO Livros, que difunde os nossos títulos para grandes lojas digitais; já em acesso aberto, disponibilizamos mais de 260 títulos no portal, em parceria com a BCE, incluindo livros resultantes da produção iniciada em 2014 em nosso projeto de extensão Oficina de edição de obras digitais. Além disso, seguimos mantendo desconto de 40% nas obras da Editora UnB para a comunidade acadêmica, por meio de nossos canais diretos de venda: a Livraria Editora UnB e a nossa loja online. Nesses canais, contamos com títulos de diversas editoras, tanto acadêmicas quanto comerciais. Por fim, temos também parceria de impressão sob demanda (do inglês, Print on Demand – POD), com quatro títulos disponíveis para aquisição nesse modelo, incluindo o clássico Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio, de Maquiavel.
Além da ampla rede de distribuição, colhemos reconhecimento: no 2º Prêmio Jabuti Acadêmico, fomos semifinalistas com as obras Matronas Afro-Pacíficas, de autoria da professora Paula Balduino, e Solos: uma introdução, do professor Tairone Paiva Leão. No 11º Prêmio ABEU, alcançamos o segundo lugar em Ciências Sociais com a obra destacada anteriormente Crimes de feminicídio no enquadramento midiático. Seguimos também articulados junto à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e à Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Para transpor os desafios internos, seguimos trabalhando em equipe, buscando conferir celeridade ao processo editorial com manutenção da qualidade e superar o desafio de uma equipe reduzida ‒ por meio de alternativas como credenciamento de profissionais e ampliação de capacitação de estudantes da UnB em produção editorial. Somam-se a esses desafios os custos elevados de impressão e frete, bem como limitações relacionadas aos arquivos e sistemas físicos e digitais – para os quais estamos estabelecendo parcerias junto ao STI, à BCE e ao ACE. Também estamos engajados em transpor entraves burocráticos relacionados ao contrato de gerentes e vendedores, que limita as nossas ações em feiras fora do DF e a expansão de nossas lojas. Para tanto, estamos em diálogo constante com o DAF e o DPO.
Por fim, celebramos o primeiro ano de gestão respondendo a uma demanda da comunidade: reformulamos o nosso site institucional, que passa a ter dinamismo nas notícias, incluindo divulgação de lançamentos e publicação de resenhas das nossas obras e em 2026 contará com a adição de dados de transparência relativos ao processo editorial. Também demos início ao estudo da formalização de iniciativas editoriais das unidades acadêmicas e administrativas coerentes com nossas linhas de publicação, buscando ampliar o catálogo da Editora UnB, com a manutenção dos nossos critérios de qualidade.
Seguimos divulgando a ciência e a cultura como serviço público, transformando pesquisa em leitura acessível, gerando ferramentas para o combate à desinformação e democratizando o conhecimento.
Artigo publicado no Portal da UnB, dia 29/12/2025: https://noticias.unb.br/artigos-main/8258-editora-unb-em-2025-consolidando-processos-e-publicacoes
Mais artigos:
